A melhor campanha da Shell, ou não.

Adoro dizer: “Ah, as mídias sociais…” Essa minha frase serve para quase todos os contextos, seja para dizer que elas são o máximo, que eu as odeio, que elas ajudam as pessoas ou pra convencer alguém que esse negócio vale a pena, ou não. E a Shell deve estar pensando exatamente a mesma coisa: “Ah, as mídias sociais”.

Lá nos EUA ela lançou uma campanha para ajudar a convencer as pessoas que explorar petróleo no ártico é uma excelente ideia e para isso resolveu contar com a ajuda das redes sociais! Como? Você entra no site Let´s Go Public! e você lê esse recadinho (tradução livre minha):

“Aqui na Shell, estamos empenhados em mídias sociais. Afinal, é o combustível que lubrifica os motores de comunicação pela internet.

Em junho, milhares de vocês demonstraram isso explicando, online, como a produção de energia no Ártico vai transformar o mundo e, possivelmente, fornecer combustível a preços acessíveis por vários anos.

Hoje, queremos levar a mensagem do “Prontos para o Ártico” para fora da internet, diretamente para os motoristas que se beneficiam de combustíveis de alto desempenho da Shell. É por isso que estamos lançando uma nova campanha (data limite esta quinta-feira!), a partir do qual os melhores anúncios serão impressos e colocados em locais estratégicos em todo o mundo. Com a sua ajuda, nós da Shell podemos dizer ao mundo como estamos entusiasmados sobre a energia do Ártico, e levar a mensagem do “Prontos para o Ártico” para motoristas em toda parte.

Então, tome um tempo para adicionar seu próprio slogan para a nossa bela coleção de imagens. O próximo lugar que você ver esse anúncio pode ser o seu próprio espelho retrovisor.

Porque amanhã é ontem, acelera.

Vamos lá.”

Ai tem um gerador de anúncios, você seleciona uma linda imagem de uma galeria de fotos, faz sua frase e pronto tá feito seu anúncio!

Mas o tiro saiu pela culatra e olha os anúncios que apareceram:

Dane-se o gelo, eu preciso entrar em forma mesmo.
Ainda deve ter algum gelo na Antártica
Você não vai sentir minha falta tanto quanto do seu carro
Tire uma foto isso não vai durar muito #shellnaterra
Isto é um urso polar, nós tiramos uma foto para seus filhos saberem onde eles viviam
Uma dessas coisas não pertencem a essa paisagem
Pássaros são como esponjas… para petróleo!

Claro que a geração de anúncios não está funcionando mais, nem podemos mais votar nas fotos e muito em breve é provável que até o site saia do ar, mas fala que não foi uma bela ação de mídias sociais? Só que ao contrário… 😉

Bom, esse seria o post, mas depois de escrevê-lo descobri que tudo não passava de uma ação da The Yes Men em colaboração com o Greenpeace e o movimento Seattle Occupy que criaram um site-paródia criticando as perfurações de petróleo da Shell no Ártico. Eu achei ótima e se não tivesse acreditado nela certamente esse post não teria saído.

3 comentários em “A melhor campanha da Shell, ou não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: